Pular para o conteúdo principal

DESTAQUE

SLI E GOVERNO PRESBITERIANO: FIDELIDADADE E TRANSPARÊNCIA

O final do século passado legou ao seu sucessor, o século XXI, o movimento de políticas públicas comprometidas com a transparência. Essa palavra tornou-se a novidade do momento político, tão carente de credibilidade popular. Foi tanta ênfase que, ao tornar as contas da gestão pública acessível ao cidadão, parecia ter encontrado a política infalível de garantia do uso da coisa pública aos fins dados, sob publicidade do empreendido à verificação do cidadão, quanto ao seu resultado corresponder ao menor gasto à obtenção do maior benefício ou empreendimento. Transparência na administração pública era a novidade metodológica da política que o governo presbiteriano vivenciou desde as suas primeiras expressões no século XVI. E, posteriormente, influenciou as futuras nações modernas com o entendimento de que República e Democracia capengariam sem transparência. No governo presbiteriano (calvinista) a transparência na destinação das ofertas recebidas pode ser considerado o outro motivo, juntame...

SLI E GOVERNO PRESBITERIANO: FIDELIDADADE E TRANSPARÊNCIA

O final do século passado legou ao seu sucessor, o século XXI, o movimento de políticas públicas comprometidas com a transparência. Essa palavra tornou-se a novidade do momento político, tão carente de credibilidade popular. Foi tanta ênfase que, ao tornar as contas da gestão pública acessível ao cidadão, parecia ter encontrado a política infalível de garantia do uso da coisa pública aos fins dados, sob publicidade do empreendido à verificação do cidadão, quanto ao seu resultado corresponder ao menor gasto à obtenção do maior benefício ou empreendimento. Transparência na administração pública era a novidade metodológica da política que o governo presbiteriano vivenciou desde as suas primeiras expressões no século XVI. E, posteriormente, influenciou as futuras nações modernas com o entendimento de que República e Democracia capengariam sem transparência.

No governo presbiteriano (calvinista) a transparência na destinação das ofertas recebidas pode ser considerado o outro motivo, juntamente com a sincera busca de fidelidade a Deus, da suficiência do ensino, sem uso de imprecações ao infiel ou manipulação da consciência do fiéis à adesão como contribuinte, que os dízimos e ofertas são para manutenção do culto a Deus. Aquele que é membro de igreja sob governo presbiteriano, sabe muito bem do que estou falando. As finanças da igreja passam por dois níveis de transparência: aprovação da prestação de conta da Tesouraria pela Assembleia Geral da igreja local, sob auditória do Conselho Fiscal, e apresentação obrigatória ao Concílio superior imediato, o Presbitério, para conhecimento e parecer sobre o movimento contábil anual disponibilizado, após análise em comissão e aprovação em plenário, sob convocação para fins dessa natureza, dentre outros.

Portanto, no início do mês de fevereiro, os Concílios jurisdicionados ao SLI estiveram em Reunião Ordinária para tomar conhecimento e auditar os relatórios dos ministros membros e dos Conselhos das igrejas jurisdicionadas, acompanhados dos relatórios de estatísticas dessas comunidades locais presbiterianas, que é reprodução do relatório aprovado pela Assembleia sobre a mobilidade da membresia e movimentação financeira.

O primeiro a se reunir, o Presbitério de São Vicente (PRSV) teve convocação para os dias 7 e 8, final da primeira semana de fevereiro, nas dependências da I. P. de Praia Grande/SP, sob a presidência do Rev. José Emiliano da Cunha, pastor da I. P. de Belas Artes em Itanhaém/SP. Com 8 igrejas sob jurisdição do PRSV, pastores e representantes das igrejas cumpriram a ordem conciliar, sob expressão da marcante comunhão vivenciada nas igrejas locais.

Momento devocional de abertura da Reunião do PRSV
Assento da Mesa Diretora eleita do PRSV
Mesa Diretora na direção da Sessão Regular da Reunião

Na final da semana seguinte, no dia 15/2, compareceu à convocação, a se reunir ordinariamente na I. P. Jardim de Oração (Santos/SP), o Presbitério de Santos (PRST), sob a presidência do Rev. Vulmar D. de Rezende, pastor da I. P. de São Vicente/SP. A ordem conciliar foi mantida na reunião com a entrada de documentos pacíficos de resoluções. Teve destaque o anúncio pela Comissão de Estatística que, na soma da membresia das 9 igrejas jurisdicionadas, o PRST ultrapassou o número de 3.000 membros em 2024.

Posse da nova Mesa Diretora do PRST
Mesa Diretoria em Sessão Regular da RO/PRST
Momento da Devocional da RO/PRST

No mesmo final de semana, o Presbitério Vale do Ribeira (PVRB), sob a presidência do Rev. Maciel da Silva, pastor da I. P. Parque Nacional, esteve em sua 64ª Reunião Ordinária, onde vivenciaram dois fatos notáveis: a aprovação da proposta ao SLI de desmembramento de parte de suas 15 igrejas para criação de novo Concílio, o Presbitério Sul do Vale do Ribeira (PSVB), e aprovação da ordenação ao sagrado ministério do licenciado Vinicius Luciano G. Cardoso.

Mesa Diretora da 64ª Reunião Ordinária do PVRB
Sermão de Prova à ordenação do licenciado Vinícius Cardoso
Trabalho das Comissões da 64ª RO/PVRB
Foto oficial da 64ª RO/PVRB

Às Comissões Executivas eleitas pelos Concílios ao corrente ano eclesiástico de 2025, o SLI as saúda com sentimento de gratidão a Deus, em reconhecimento à boa vontade de cada representante em se dispor a servir aos Concílios em cargos eletivos e certeza do benefício à obra do Senhor que, por certo, redundará da sábia direção em posse.

No final desse primeiro semestre, teremos a reunião ordinária ao biênio de 2025-2027. Com a eleição dos representantes, ocorrida nas mencionadas reuniões ordinárias dos Concílios, que todos já se sintam convidados à comemorarem, ordinariamente, os 20 anos do SLI.

À edificação da igreja e glorificação a Deus!

Fraternalmente em Cristo,

Rev. J. A. Lucas Guimarães
Secretário Executivo do SLI - SE/SLI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IPB: CARTA PASTORAL DO DÍZIMO

A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) quadrienalmente reúne-se em Supremo Concílio, nome de sua assembleia geral, para eleger a próxima diretoria (Comissão Executiva), fortalecer a comunhão, legislar na exclusividade de sua função e nomeação da liderança de suas autarquias. Com tantas frentes jurisdicionadas, constitucionais e doutrinárias, ela se serve da nomeação de comissões para analisarem os documentos recebidos e encaminhados à especialidade de uma comissão, conforme o teor de conteúdo. Tem sido constante a ação do Supremo Concílio da IPB (SC/IPB) em submeter um tema específico, que merece ter audição da igreja em todo território nacional, cujo assunto pode causar danos à comunhão, como dinâmica de bom ajustamento à glória de Deus, e aos princípios da confissão de fé adotados pelo IPB, nomear uma Comissão Especial para elaborar um documento representativo e normativo, se aprovado, da voz pastoral e educadora presbiteriana. Esse documento tem sido chamado de Carta Pastoral. No XX...

SIMONTON E A EFICAZ METODOLOGIA DE EVANGELIZAÇÃO DO BRASIL

Comemorados os 165 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil – IPB (1859-2024), cujo marco histórico é a chegada do missionário americano, Rev. Ashbel Green Simonton, no Rio de Janeiro, em data de 12/08/1859, é oportuna a leitura do discurso proferido por ele  ao plenário do Presbitério do Rio de Janeiro, reunido em 16/07/1867 , sob o título de   "Os meios necessários e próprios  para plantar o Reino de Jesus Cristo no Brasil."   Porque nele se tem o que se tornaria em legado à  estratégia de  evangelização do Brasil em três condições: eficácia na consolidação, relevância duradoura e caracterização presbiteriana.  Como se fez entender o Rev. Simonton, que seja nossa convicção: somos fruto de apropriado planejamento humano e da obra providente de Deus à conversão dos ouvintes da Palavra ao senhorio de Cristo.  Segue, pois, a transcrição do mencionado discurso. Rev. Lucas Guimarães  –  SE/SLI ┘•┌ OS MEIOS NECESSÁRIOS E PRÓPRIOS PARA PLANTAR O...