
O Evangelho chegou na região do Vale do Ribeira por volta do ano de 1890, com a vinda de Willes Roberto Banks, hoje conhecido carinhosamente por “Velho Banks”, que construiu na localidade chamada Morrinho, distante 12 km da cidade de Juquiá, o primeiro templo evangélico do Litoral Sul, em 1898. Essa construção permanece de pé até hoje, como um marco histórico, utilizado pela Igreja Presbiteriana de Juquiá, proprietária da área, que há mais de seis décadas vem realizando o já famoso “Instituto Bíblico de Morrinho”. Todos os anos, sempre no mês de julho, para onde acorrem várias centenas de pessoas no afã de serem edificadas pela Palavra de Deus e desfrutarem da beleza do lugar. O citado templo funcionou por muitos anos como congregação da Igreja Presbiteriana Unida, jurisdicionada ao Presbitério de São Paulo.
Em 1900, construiu-se o templo na cidade de Juquiá, às margens do rio que leva o mesmo nome. Alguns anos mais tarde, já organizada em igreja, Juquiá veio a ser a mãe de todas as outras igrejas do Vale do Ribeira.
O Presbitério do Vale do Ribeira (PVRB), organizado em 22 de abril de 1962, é resultado da presença presbiteriana nessa região, na qual a presença presbiteriana abrange toda sua extensão.
Segundo relatórios estatísticos das igrejas referente ao ano de 2024, o PVRB tem em sua jurisdição 15 igrejas e 01 Congregação Presbiterial, para um total de 2.128 membros comungantes arrolados .
Comentários
Postar um comentário